Clique para ampliar

Compartilhar:

Propaganda da Cerveja RITTER Pelotas Figurinhas Originais dos Anos 1910

Propaganda da Cerveja RITTER Pelotas Figurinhas Originais dos Anos 1910

Medindo 6,5x4cm

Durante os Anos 1910 a cervejaria Ritter lançou figuras de mulheres e crianças em embalagens de cigarro

A Cervejaria Ritter foi uma cervejaria brasileira, fundada em Pelotas, em 1876, pelo filho de imigrantes alemães, Carlos Ritter. Localizada inicialmente na Rua Tiradentes, sobre a margem do canal de Santa Bárbara, foi mais tarde transferida para a Rua Marechal Floriano, em frente à praça do Pavão. Instalada numa área de 3.054 metros quadrados, possuía nessa época cerca de 80 operários, três maquinistas e três foguistas, além de outros pequenos cargos, com uma produção de 4 500 000 garrafas de cerveja anualmente.

Especializou-se na produção de cervejas, gasosas, água mineral, siphon e refrescos.

Na virada do século XIX era uma das maiores cervejarias do Brasil, produzindo, 4.5 milhões de garrafas por ano. Nessa época já havia obtido prêmios internacionais, devido à qualidade garantida pela importação de equipamentos e técnicos alemães. Em 1911, era responsável pela metade da arrecadação da Mesa de Rendas de Pelotas.

Seus porões são os mais impressionantes do subsolo de Pelotas, tendo sido usados para estoque e fermentação da cerveja produzida na fábrica.

A cervejaria fundiu-se, em 1889, com a Cervejaria Sul-Riograndense, fundada pelo imigrante alemão Leopoldo Haertel.

Suas atividades foram encerradas na década de 1940 quando foi comprada pela Cervejaria Brahma, não tendo sido utilizada mais para a produção de cerveja ou outros produtos, apenas como depósito e distribuidora. A compra teve como finalidade fechar a cervejaria de Pelotas e acabar definitivamente com a concorrência que esta fazia.

Produtos recomendados

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura
Siteseal