Clique para ampliar

Compartilhar:

Medalha ANA NERI Voluntária na Guerra do Paraguai 1864 -1870

Medalha do Mérito Cívico ANA NERI A Pioneira da Enfermagem no Brasil

Em Metal Dourado 

Medindo : 3,6 cm de Diâmetro

Fita Original

Ana Néri (1814-1880),considerada símbolo da Enfermagem brasileira por servir como voluntária na Guerra do Paraguai (1864-1870) 

Ana Justina Ferreira, foi a primeira enfermeira do Brasil, teve três filhos Justiniano, Isidorio e Pedro antônio, os dois primeiros tornaram-se médicos e o último, militar Em 1865, o Brasil entrou na Tríplice Aliança, começou a Guerra do Paraguai e os filhos de Ana foram convocados. e por amor ela escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Apesar das faltas de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Ana chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira. No final da guerra, Ana voltou ao Brasil com seis meninas órfãs brasileiras. Foi homenageada e D. Pedro II, por decreto, lhe concedeu uma medalha e uma pensão vitalícia. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão, em 1926.

 

 

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura