Clique para ampliar

Compartilhar:

Placa Comemorativa de 25 Anos da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 Distribuída aos Veteranos em 1957

Placa em Metal da REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932

Placa comemorativa distribuída aos Veteranos em 1957 pela Associação das emissoras de SP.

Placa de aluminio medindo 33x22cm

Moldura de madeira 42x33cm

Em 9 de julho, comemora-se a Revolução Constitucionalista de 1932. É que nesse dia o Estado de São Paulo entrou em guerra contra o Governo Brasileiro. Na época, o presidente da república era Getúlio Vargas, que tinha derrubado a Constituição de 1881, o conjunto de leis do País. O Getúlio governava sozinho, sem deputados, senadores, e vereadores Naquele tempo, não existiam eleições. Era regime de ditadura. O presidente era escolhido por indicações e São Paulo alternava as indicações com o Estado de Minas Gerais.

Quando o Getúlio assumiu o poder, ele acabou com as indicações e colocou mediadores em todos os Estados do Brasil. E o mediador escolhido para governar São Paulo não era paulista, o que revoltou todos que moravam em São Paulo. Assim, São Paulo além de não indicar mais o presidente, ainda era governado por alguém de fora... Em 1932, os paulistas queriam elaborar uma nova Constituição, um novo conjunto de leis para o País. A Revolução Constitucionalista começou em 9 de julho e durou até 2 de outubro de 1932. Dois anos mais tarde, foi aprovada uma nova Constituição com importantes leis como a garantia do voto para a mulher, jornada de trabalho de 8 horas e 13º salário.

http://museupoliciamilitar.com.br/acervo-revolucao-32/

http://pro-memoria-de-campinas-sp.blogspot.com.br/2008/10/personagem-csar-ladeira-nos-25-anos-da.html

Foto abaixo retirada da matéria publicada na revista, "O Mundo Ilustrado" de 10 de julho de 1957 quando dos 25 anos do movimento revolucionário de 1932.

Sobre nós

Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.

Pague com
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura