Escultura Representando
VENDEDOR DE FRUTAS
Barro Cozido
Medindo 29cm de altura
Zé Caboclo José Antonio da Silva, o Zé Caboclo, nasceu em 1921 em Caruaru, Pernambuco. Zé caboclo foi casado com Celestina Rodrigues de Oliveira, com a qual teve 8 filhos: Paulo, Antonio, José, Horácio, Helena, Socorro, Carmélia e Marliete (As três últimas são renomadas artesãs da nova geração de mestres da arte figurativa popular do Alto do Moura).
Zé caboclo era filho de uma de louçeira (Josefa Maria da Conceição) e desde criança, como era costume na época, modelava o barro para fazer seus próprios brinquedos. Foi esse seu caminho inicial para se tornar um dos mais conceituados bonequeiros do Alto do Moura. No final da década de 40, juntamente com seu cunhado Manuel Eudócio, começou a acompanhar o mestre Vitalino na arte de moldar o barro e com eles formou o mais importante trio de artistas populares do Alto do Moura. Dos três, apenas Manuel Eudócio continua trabalhando até hoje.
Zé Caboclo trabalhando, arquivo Centro Nacional de Folclore e Arte Popular, Foto: Marcel Gautherot
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.