Circular Assinada pelo Presidente da Província do Mato Grosso HERMES ERNESTO DA FONSECA Datada de 13 de novembro de 1875
Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, irmão de Deodoro da Fonseca e pai de outro presidente da república, Hermes da Fonseca.
Sobre remessa de exemplares da legislação da província.
Filho mais velho de Manuel Mendes da Fonseca (1785-1859) e Rosa Maria Paulina da Fonseca (1802-1873), era irmão do marechal Deodoro da Fonseca e pai do futuro presidente da república brasileira, que lhe tinha o nome em homenagem, Hermes Rodrigues da Fonseca.
Era também irmão de Severiano Martins da Fonseca, o barão de Alagoas.
De família de militares, seguiu carreira como o pai e os seus seis irmãos, vindo a servir na Guerra do Paraguai. Após a Proclamação da República ocupava o comando das tropas do exército em Salvador. Apesar de irmão do novo presidente, demorou a aderir ao novo regime, somente aceitando-o após as notícias do embarque da família imperial brasileira para a Europa.
Foi músico amador, tendo composto músicas sacras e militares (como Polca do Regimento e a mazurca Icamacuá). Foi casado com Rita Rodrigues Barbosa da Fonseca e está sepultado no Cemitério do Caju. Presidente da Província de Mato Grosso Foi presidente da província de Mato Grosso, de 5 de julho de 1875 a 2 de março de 1878, nomeado por carta imperial de 1 de maio de 1875.
Somos a Casa do Velho e desde 2014 buscamos oferecer para amigos e clientes, objetos antigos, colecionáveis e decorativos, buscando sempre itens singulares e excêntricos para sua casa, coleção ou cenário.
Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.