Instrumento Científico BOMBA DE VÁCUO Original de Meados do Século XIX
Dimensões 73 cm x 29 cm x 58 cm
A bomba de vácuo do tipo pistão foi inventada por Otto von Guericke (1602-1686) no decorrer de uma série de experimentos sobre a produção e os efeitos do vácuo. Em seus primeiros experimentos, ca. 1647, von Guericke produziu um vácuo usando uma bomba de sucção para remover a água de um barril de madeira lacrado. Compreensivelmente, o barril vazou ar de fora conforme a água era retirada, indicando a necessidade do uso de sistemas de vidro ou metal. O colapso subsequente de um vaso de vácuo formado de maneira imperfeita o levou a concluir que a forma esférica era a mais desejável para suportar uma diferença de pressão. O desenho à direita mostra o bombeamento de água de um recipiente esférico para produzir vácuo. Por fim, ele desenvolveu uma bomba que removia o ar diretamente do vaso, usando o ar como fluido de trabalho para a bomba no lugar da água que antes se pensava ser necessária.
Otto Von Guericke foi o Burgomeister, ou prefeito, de Magdeburg, uma cidade a cerca de 100 km a oeste e ligeiramente ao sul de Berlim durante os anos de 1646-1676.
Além de seu trabalho com a produção de um vácuo, von Guericke também produziu uma das primeiras máquinas eletrostáticas , embora não com a intenção de estudar eletrostática.
Essas bombas modestas foram projetadas para uso em escolas e vendidas na segunda metade do século XIX
http://physics.kenyon.edu/EarlyApparatus/Pneumatics/Vacuum_Pump/Vacuuum_Pump.html
CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história