Telefone de Teste e Reparo de Linha Telefônica da LIGHT Rio de Janeiro Tramway, Light & Power Co. Ltd.
Original Início do XX
O aparelho é feito de madeira com componentes elétricos. O modelo não possui números, mas uma manivela para realizar as ligações além de fone para fazer ou atender uma chamada. Uma extremidade do fone tem um microfone, junto ao qual a pessoa fala; frente tem um pequeno alto-falante, pelo qual se escuta.
Como ele funcionava? Para realizar uma ligação era necessário girar a manivela do aparelho, que por sua vez, criava uma corrente elétrica alternada para a condução de uma ligação. Essas correntes alternadas percorriam cabos elétricos, que eram instalados nos postes de iluminação das cidades, e que faziam conexões diretas, cabo a cabo, com as centrais telefônicas e sucessivamente com outras casas que possuíam o aparelho telefônico.
RUA ALEXANDRE MACKENZIE O nome da rua é uma homenagem a Alexander Mackenzie (Canadá, 1860-1943), fundador da concessionária de serviços de energia na cidade, a Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Company Limited (LIGHT), por muito tempo controladora também dos serviços telefônicos e de fornecimento de gás.
Rio de Janeiro Tramway, Light & Power Co. Ltd. "A Light" (The Light), como era chamada pelos brasileiros
Desde o início do século passado, os seus negócios se estendiam por diversas áreas no Rio de Janeiro, então capital da República, e na emergente São Paulo. Atuava em serviços de gás, telefonia, eletricidade e até nos transportes: era responsável pelos bondes elétricos, na época o principal meio de locomoção. E as reclamações sobre a qualidade da prestação dos serviços e os seus preços também vêm de longe.
A história da companhia remonta ao final do século XIX e está ligada ao advogado e empresário canadense Alexander Mackenzie, que dirigiu a empresa nos seus primórdios e permaneceu no Brasil até 1928. Em 7 de abril de 1899, um grupo de empresários canandeses funda a The São Paulo Railway, Light Power Company Limited., que no dia 17 de julho do mesmo ano, a pedido de Mackenzie, era autorizada pelo presidente Campos Sales a atuar no Brasil. Com o sucesso dos negócios paulistas, em 9 de junho de 1904, foi criada em Toronto, no Canadá, a companhia The Rio de Janeiro Tramway, Light and Power Co. Ltd., que obteve autorização do governo brasileiro para funcionar no ano seguinte, em 30 de maio de 1905.
Com a expansão dos negócios do conglomerado Light, as suas empresas foram reunidas na holding Brazilian Traction Light & Power, do Canadá. No caso do gás, a belga SAG já detinha a concessão dos serviços desde 1876, época de Dom Pedro II . No setor de telefonia, em janeiro de 1923, uma subsidiária brasileira da Light & Power passou a denominar-se Companhia Telephonica Brasileira, dando origem à famosa CTB. Em meio a queixas dos usuários, os investimentos na construção de hidrelétricas, na iluminação pública, em bondes elétricos e nos serviços de gás e telefonia ajudaram na modernização e industrialização do então distrito federal (o Rio de Janeiro), de São Paulo e de regiões do interior fluminense e paulista.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Light_S/A#Hist%C3%B3ria
CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história