Clique para ampliar

Compartilhar:

Mapa GEOLÓGICO DO BRASIL Organizado Por ALBERTO RIBEIRO LAMEGO Ministerio da Agricultura, ORIGINAL de 1960

Mapa GEOLÓGICO DO BRASIL Organizado Por ALBERTO RIBEIRO LAMEGO Ministerio da Agricultura, ORIGINAL de 1960

Medindo :98 x 98 cm 

Escala  1 : 5 000 000

 

Apresenta pequenos pontos de desgaste

 

Alberto Ribeiro Lamego nasceu em Campos dos Goytacazes, em 1896, e foi morar em Portugal, ainda menino, seguindo depois para a Bélgica.

Estudou engenharia, arte, manufatura e minas na Europa, retornando ao Brasil em 1920, quando foi admitido no Serviço Geológico e Mineralógico do Brasil.

Poeta, músico e pesquisador da terra fluminense, Lamego morreu em 1985, deixando importantes obras de cunho geográfico, histórico, ecológico e social. Dentre elas, destaca-se "A bacia de Campos na geologia litorânea do petróleo", na qual previa o potencial petrolífero da região.

Foi um dos pioneiros da utilização da fotointerpretação como ferramenta para o mapeamento geológico no Brasil. Durante 20 anos faz parte da Comissão da Carta Geológica do Mundo, tendo publicado em 1964 o primeiro mapa geológico da América do Sul feito por sul-americanos.

Criado em 1986 pelo então Departamento de Difusão de Cultura de Campos, o Prêmio Alberto Lamego destina-se aos intelectuais do município que se destacam por suas produções culturais.

https://esdac.jrc.ec.europa.eu/content/mapa-geologico-do-brasil

http://mapadecultura.com.br/manchete/alberto-lamego

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Alberto-Riberio-Lamego-518.html

 

Sobre nós

CASA DO VELHO acredita que valorizar os objetos de nossos antepassados é contribuir para preservar nossa história. É cultivando as lembranças da infância, dos itens que marcaram época, dos objetos inusitados que nos conectamos à nossa própria história

Pague com
Facebook
Newsletter

Assine nossa mala direta e receba muitas ofertas por e-mail.

Loja segura